Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes. (Jeremias 33:03)

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Entendendo o Natal


Uma das passagens clássicas da Bíblia sobre o nascimento de Cristo é a que fala do coral celestial que apareceu para os pastores que guardavam as ovelhas de noite. (Lucas 2.8-18).
Os pastores ficaram muito admirados e, depois de uma visita a Maria e à criança recém-nascida, saíram euforicamente divulgando o que haviam visto e louvando a Deus. Uma reação esperada, para quem havia presenciado coisas tão espetaculares.
É próprio, aliás, para qualquer criatura louvar a Deus. Até os animais, até os astros devem louvá-Lo.
Mas será esse tipo de louvor suficiente para agradar a Deus? Não. Transmitir com entusiasmo algo inusitado que viu da parte de Deus é bom, e até obrigatório, mas não suficiente para o que Deus deve receber de um ser humano.
Ele espera um louvor íntimo, não apenas por algo que os olhos viram, mas por uma transformação pela qual o coração passou. E nesse particular, não podemos afirmar que todos os pastores glorificaram a Deus.
Como um grupo de pessoas como outro qualquer, é razoável estimar que apenas alguns deles, ao passarem por tudo aquilo, tenham crido de todo o coração no conteúdo do que ouviram e exercido fé no recém nascido Salvador.
Quanto aos outros, depois da excitação do momento e do eufórico relatório das maravilhas que viram, presumimos que voltaram à rotina de antes. Falaram por uns dias enquanto se lembravam, mas depois, com corações não modificados, voltaram a viver como antes e a  falar das coisas de sempre. Afinal, a boca fala do que está cheio o coração.

Graças a Deus por cada pessoa que anuncia as coisas reveladas na Bíblia, que fala de Cristo, não apenas por ter visto algo que a impressionou, mas porque teve o íntimo modificado pelo poder de Deus, como conseqüência da experiência da conversão. Perdoado de seus pecados, esse foi unido com Cristo e agora fala dEle com prazer, com entendimento, com conhecimento de causa. Esse entende o sentido do Natal, o porquê da vinda de Cristo, da morte dEle, da ressurreição dEle.
Se você é assim, louve a Deus todos os dias por ter lhe dado tal condição de vida eterna.

Quanto a você amigo, que tem visto Deus fazer coisas inusitadas ao seu redor, conhece a história de Cristo, fala dEle e louva a Deus, tudo bem. Mas que tal ir mais fundo e deixar-se converter pelo Espírito Santo, passando a conhecer a Cristo não apenas pelo que ouviu falar, mas agora de experiência própria? O seu louvor a Deus será muito mais eficiente, mais vivo, mais poderoso.
Teria sido interessante uma pesquisa, quando Jesus fez um ano de idade. Matéria da pesquisa: daqueles pastores, quantos ainda continuavam falando de Cristo e louvando a Deus, e quantos já haviam parado de comentar há muitos meses.
Espero que você não fale ou pense mais em Cristo apenas em dias de festividades cristãs e depois volte a uma velha rotina, mesmo religiosa, mas sem muito valor diante de Deus. Só se dê por satisfeito quando sentir vontade de louvar a Deus todos dias da sua vida, agradecendo continuamente a Cristo pelo que fez por você.