Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes. (Jeremias 33:03)

sábado, 24 de dezembro de 2011

E SE JESUS NÃO TIVESSE NASCIDO?


Há alguns anos foi publicado um curioso cartão de Natal, com os dizeres:
 "E se Jesus não tivesse nascido?"
Um pastor adormeceu em seu escritório numa manhã de Natal e sonhou com um mundo para o qual Jesus nunca tinha vindo. Em seu sonho, viu-se andando pela casa: mas lá não havia presentes, nem árvore de Natal, nem guirlandas enfeitadas; e não havia Cristo para confortar, alegrar e salvar.
Andou pelas ruas, mas não havia igrejas com suas torres agudas apontando para o Céu. Voltou para casa e sentou-se na biblioteca, mas todos os livros sobre o Salvador tinham desaparecido.
Alguém bateu-lhe à porta, e um mensageiro pediu-lhe que fosse visitar sua pobre mãe à morte. Ele apressou-se a acompanhar o filho choroso; chegou àquela casa e disse:  "Eu tenho aqui alguma coisa que a confortará". Abriu a Bíblia, procurando alguma promessa bem conhecida, mas viu que ela terminava em Malaquias. E não havia evangelho, nem promessa de esperança. E ele só pode abaixar a cabeça e chorar com a enferma, em angústia e desespero.  Não muito depois, estava ao lado de seu esquife, dirigindo o ofício fúnebre, mas não havia mensagem de consolação, nem palavra de ressurreição gloriosa, nem céu aberto; mas somente "cinza a cinza e pó ao pó" e um longo e eterno adeus. O pastor percebeu, afinal, que "ELE não tinha vindo". E rompeu em lágrimas e amargo pranto, em seu triste sonho. De repente, acordou ao som de um acorde. E um grande brado de júbilo saiu-lhe dos lábios, ao ouvir, em sua igreja ao lado, o coro a cantar:
"Ó vinde, fiéis, triunfantes, alegres,
 Sim, vinde a Belém, já movidos de amor.
Nasceu vosso Rei, o Cristo prometido!
Oh, vinde, adoremos ao nosso Senhor!"

Regozijemo-nos e alegremo-nos hoje, porque  "ELE VEIO"!
 Cristo é o motivo da nossa festa! Cristo é o motivo da nossa alegria! Cristo é o Sentido do Natal.  Minha oração é que neste dia onde as famílias se encontram em suas ceias natalinas haja no coração de cada um  palavras de louvor àquele que por amor tornou-se um de nós. 

E SE JESUS NÃO TIVESSE NASCIDO?

O que seria de mim se Jesus não tivesse nascido? O que seria do mundo sem a linda história do Natal de Jesus? Seria possível cantar algo tão lindo como Aleluia de Handel ou Jesus a Alegria dos Homens de Johann Schop, se Jesus não tivesse nascido? Contamos a história com os famosos AC e DC. Como a contariamos se Jesus não tivesse nascido? Foi por isso que, por boca do profeta Isaías, Deus se pronunciou nos seguintes termos: “Mas para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade. Deus nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom e a terra de Naftali; mas, nos últimos, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios”.  (Isaías 9.1)

Noite Feliz, é a canção que sempre cantamos nessa época do ano. Não haveria essa canção se Jesus não tivesse nascido. O que cantaríamos?
Oh! Que linda história é a história do nascimento do meu redentor. Oh! Como eu gosto de cantá-la, de ilustrá-la com encenações e traduzí-la com poesias.
Que mundo sem graça, em duplo sentido, seria esse mundo sem Jesus. Paulo diz que Jesus nasceu na plenitude do tempo. Nasceu no kairós de Deus, no tempo de Deus.
Já dei muitas voltas no quarterão da vida. Já vivi cincoenta e seis natais. Já cantei muitas músicas de Natal, e a magia é sempre a mesma, o encanto o mesmo, a alegria e a esperança se renovam, o coração acelera.
Que me permitam dizer a todos: a vida sem Jesus não tem graça, a vida sem Jesus não tem sentido, razão. Sem Jesus eu estaria por aí, sossobrando como um navio sem leme açoitado pelas tempestades da vida sem esperança de chegar a qualquer porto que fosse. Sem Jesus eu não poderia cantar sobre esperança, amor, humildade, paz, alegria.
Deus nos livre de vivermos em um mundo sem o Natal de Jesus.