Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes. (Jeremias 33:03)

terça-feira, 26 de junho de 2012

Lauriete completa 30 anos de ministério

Lauriete completa 30 anos de ministério
Lauriete é uma das cantoras gospel mais bem sucedida. Canta desde os 5 anos de idade e acumula um total de 27 trabalhos, mais 4 DVDs e algumas premiações como discos de ouro e platina, Lauriete não se envaidece e diz: “Essas premiações aconteceram por causa da venda dos meus CDs, mas não canto só pra isso, pra vender, canto pra Deus, reconhecendo que Ele me fez para o seu louvor, então o meu melhor sempre vai ser pra Ele”.
Lauriete comemora seus 30 anos de carreira e continua a mesma, dedicada, inspirada, mulher de Deus e uma grande levita do Senhor Jesus. Mãe de Julia Acsa, ela acredita que a filha possa seguir seus passos no ministério do louvor: “Não vou forçá-la nunca. Julia gosta muito de cantar, é super afinada, mas os caminhos dela são e serão sempre dirigidos por Deus. Cada ser humano tem que ter a sua experiência com Ele. Quero muito que ela seja uma levita na casa do Senhor, mas tem que partir do coração dela. Deus sabe o que faz”.
Além de cantora, Lauriete hoje é Deputada Federal pelo Estado do ES. “Aceitei esse desafio porque mesmo que a política esteja tão marginalizada e desacreditada no Brasil, eu ainda acredito que ela seja um instrumento para ajudar essa nação”. Lauriete é capixaba, continua morando em Vila Velha – ES, e é membro da Assembléia de Deus em Ibes na mesma cidade. “Minha vida é feita de grandes desafios e grandes vitorias; afinal, eu tenho um Deus que é muito grande”.
Seu primeiro disco foi lançado em 1982 e era apenas o primeiro passo para uma carreira que faria de Lauriete a voz pentecostal mais tocada nas rádios.
(overbo.com)

sábado, 23 de junho de 2012

Uma nação precisando de oração

Uma nação precisando de oração
Texto: II Crônicas 7:11-15
A oração é uma prioridade em sua vida diária, ou não? Não importa como você se aproxima da oração, não há momento como o atual para apresentar nossa nação ao Senhor.
Como um país, temos nos afastado de Deus, há descumprimento generalizado de obedecer a Seus mandamentos ou viver de acordo com os princípios bíblicos. É apenas coincidência que nossa nação sofre? Ou que, espiritualmente, estamos diante de um dos momentos mais difíceis? Independentemente do que causou a nossa condição nacional, os cidadãos cristãos devem se importar o suficiente pelo seu país para clamar a Deus em seu favor.
I. O que deve motivar-nos a orar?
A. O estado da nossa nação é uma evidência de que precisamos orar por intervenção divina. Corrupção, violência, imoralidade bem como a desagregação das famílias são apenas alguns problemas que o nosso país enfrenta neste momento.
B. As advertências bíblicas também devem motivar-nos a orar. Às vezes Deus envia a adversidade para obter a atenção de seu povo (2 Crônicas 7:22; Deuteronômio 8:19; 2 Crônicas 7:19-20). O Brasil tem tido abundância material e espiritual, como resultado do favor de Deus sobre nós. Mas não há dúvida de que, como um todo, a nossa nação se rebelou contra o Senhor e se recusa a viver de acordo com seus padrões.
II. Os princípios de Deus não muda.
Embora tenha sido originalmente escrito para a nação de Israel, 2 Crônicas apresenta um princípio bíblico que perdura por todo o tempo e todas as situações (Gálatas 6:7; Mateus 7:26-27). Se Deus permitiu as adversidades chegar a Israel, Seu povo escolhido por causa de seu pecado e idolatria, por que pouparia o Brasil?
III. O que será necessário para que Deus ouça e responda nossas orações? I Crônicas 7:14 diz:
A. “Se o meu povo”: No contexto original, esta frase se refere a Israel. Hoje, ela também inclui a igreja. Como filhos de Deus, temos o privilégio de se aproximar do Pai e pedir seus favores e a sua bênção.
B. “humilhar”: Devemos reconhecer que dependemos totalmente do Senhor e precisamos dele para intervir na nossa situação (Jó 35:12; Provérbios 16:18).
C. “E orar”: Devemos interceder por todos os cidadãos do nosso país não apenas para as necessidades de nossas famílias, amigos e colegas de trabalho. Ore por avivamento, casamentos fortes, pais piedosos e honestos, líderes capazes e comprometidos. Em circunstâncias difíceis como as de hoje, os crentes devem estar altamente motivados para clamar a Deus, confiante de que Ele deseja trabalhar a nossa favor (Salmo 34:17, 19).
D. “se converter dos seus maus caminhos”: Deus tem condições de quando ele vai responder às nossas orações. A palavra “maus” inclui todas as deliberadas e intencionais desobediência, e não apenas crimes violentos, como assassinato. Se queremos que as nossas orações sejam ouvidas, não devemos apenas confessar os nossos pecados, mas se arrepender deles também. Em outras palavras, devemos concordar com Deus que o que temos feito desagrada a Ele, e devemos afastar-se do mal.
IV. O que Deus fará em resposta às nossas orações?
A promessa dada em II Crônicas 7:14 é tripla: o Senhor ouvirá o nosso clamor, perdoará os nossos pecados e sarará a nossa terra. Eu acredito que se as pessoas o suficiente clamar ao Senhor, Ele irá restaurar o nosso país e nos transformar em uma nação que honra o seu nome.
Conclusão:
Você ama a nossa nação e a liberdade que desfrutamos? Então eu te desafio a se ajoelhar diante do Senhor e clamar a Ele em nome da nossa nação. Peça a Deus para enviar um grande despertar para avivar o Brasil. Se fizermos isso, Ele promete ouvir do céu e sarar a nossa terra (II Crônicas 7:17).
Pr. Aldenir Araújo
Fonte: O Pregador

Marcha para Jesus de Guarulhos será neste sábado

Marcha para Jesus de Guarulhos será neste sábado
Guarulhos está em contagem regressiva para a 9ª edição da Marcha para Jesus, que ocorrerá neste sábado, dia 23 de junho. Grandes nomes da música gospel estão confirmados, a concentração será na Avenida Paulo Faccini (Bosque Maia), com saída às 12 horas. Em seguida, o público caminhará rumo à Avenida Transguarulhense (Parque Continental), onde estará montado o palco central do evento. No local vão se apresentar Thalles Roberto, Bruna Karla, Renascer Praise, Rose Nascimento, Oficina G3, Davi Sacer, Adhemar de Campos, Jotta A., Pregador Luo, Benner Jacks, Nasci pra Deus, Jéssica Sena e Quarteto Hodsi. A expectativa é que essa seja a maior Marcha da cidade, superando o recorde de público de 2011, que contou com cerca de 130 mil pessoas.
Além de muito louvor, o evento também abençoará um dos participantes com uma Kombi na promoção “Minha Igreja vai de Kombi”. O sorteio ocorrerá no dia da Marcha, no local dos shows. O veículo irá para a igreja do contemplado.
Oração
Este ano, a Coordenação da Marcha preparou ainda o movimento “Eu Oro por Guarulhos”, que levou as igrejas da cidade a intercederem pelas autoridades guarulhenses e pela cidade. E a ação continua, durante o evento todos os participantes orarão a favor de Guarulhos. Esta campanha de oração estampa, inclusive, a camiseta da Marcha.
Sustentabilidade
Algumas práticas da edição anterior serão repetidas, como a Marcha Sustentável – ação que, este ano, contará com a participação da IDECON e da Cooperativa Recicla Cidadã. Durante o evento, seja na caminhada ou nos shows, haverá equipes para coletar o lixo reciclável. O público também pode colaborar descartando o lixo nos locais corretos.
Solidariedade
Também está confirmada a arrecadação de alimentos para o Fundo Social de Solidariedade — no ano passado, a organização da Marcha recolheu 10 mil toneladas de alimentos por meio da troca do cupom da promoção que sorteou um carro modelo Celta zero-quilômetro. Assim como em 2011, para concorrer a Kombi deste ano, os participantes terão de trocar o cupom por um quilo de alimento não perecível. Haverá ainda, postos de arrecadação para a Campanha do Agasalho. Leve uma peça em bom estado e exercite a solidariedade.
Ação social
Quem estiver na Marcha também terá a disposição uma série de serviços de saúde e cidadania. A organização das Igrejas colocará à disposição do público equipes e materiais para testes de diabetes, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, corte de cabelo, manicure, pedicure, higienização de pele, orientação antidrogas, atendimento pastoral, atendimento Procon, informações de saúde, exame de vista, atendimento jurídico. Quem precisar tirar documentos como RG e Carteira de Trabalho contará com um posto de atendimento no local. Já as crianças terão diversão garantida no Espaço Kids.
O evento é uma realização do Conselho das Igrejas Evangélicas Apostólicas do Brasil (CIEAB), Conselho de Ministros Evangélicos de Guarulhos (COMEG) e Igrejas Batistas de Guarulhos, e conta com o apoio da revista Exibir Gospel e da Prefeitura Municipal.
(www.overbo.com.br)

quinta-feira, 21 de junho de 2012

A História de Fanny Crosby



Frances Jane Crosby (Southeast, Condado de Putnam, 24 de março de 1820Bridgeport, 12 de fevereiro de 1915) também conhecida como Fanny Crosby, foi uma compositora lírica conhecida por tornar-se a mais prolífica autora de hinos sacros conhecida, a despeito de ter sido cega desde criança.
Com notável facilidade em compor, algumas canções surgiam em poucos minutos. Utilizou mais de 200 pseudônimos para escrever mais de oito mil hinos, o que faz dela um dos maiores nomes entre os compositores cristãos. Muitas de suas canções encontram-se publicadas em diversos idiomas por todo o mundo.
Nascida em 24 de março de 1820 no município de Putnam, em Nova Iorque. Pouco depois disso veio a falecer seu pai. Quando tinha apenas seis semanas de vida ficou cega por causa de um erro médico. Esta deficiência lhe acompanhou o resto de sua vida, mesmo assim, Fanny não se deixava abalar pelo problema. Sua convicção cristã não lhe permitia a melancolia. Esta certeza está nas letras dos seus hinos. Ela também já desde sua infância dizia que tinha um pedido para o seu Criador. Ao entrar no céu, o primeiro rosto que ela gostaria de ver, era o do seu Salvador.
A perspectiva mais acertada para uma pessoa assim, seria o fracasso. Mas não para aquela menina, que se tornaria a mulher mais famosa da hinódia norte-americana. Chegou a ser muito conhecida por cinco presidentes dos Estados Unidos. Aos oito anos demonstrava seu futuro brilhante, quando já escrevia poemas. Aos quinze anos ingressou numa escola para cegos em Nova York, onde voltou depois para lecionar e passou o resto da sua vida. Nesta escola encontrou Alexandre Van Alstyne um músico, com quem se casou aos 38 anos, que também era cego.

A infecção nos olhos

Fanny tinha pouco mais de um mês de vida quando sofreu uma infecção nos olhos. O clínico geral estava fora da cidade e um outro médico fora chamado para tratar do caso. Receitou cataplasmas de mostarda quente e o efeito foi desastroso: a menina ficaria cega pelo resto da vida. O "médico" teve de fugir da cidade, tamanha a revolta suscitada entre os parentes e vizinhos do bebê.
Aos cinco anos, foi levada pela mãe para consultar o melhor especialista no país, o Dr. Valentine Mott. Uma coleta feita entre os vizinhos pagou a viagem. O pai de Fanny já havia morrido e a situação financeira da família era muito difícil. O sacrifício, infelizmente, foi em vão, já que o médico decretou o caso como incurável. A menina teve então de acostumar-se as dificuldades, ao mesmo tempo em que demonstrava uma habilidade incomum para compor poesias.

 Religiosidade

Fanny foi evangelizada por sua avó, que passava horas lendo a Bíblia para a menina, que demonstrava ter uma memória extraordinária: decorou diversos trechos do Livro de Rute e dos Salmos. Aos 15 anos, ela entrou para o Instituto de Cegos de Nova Iorque, para onde voltaria anos depois para ensinar Inglês e História. Como aluna e professora, Fanny passou 35 anos na mesma escola.
Em 1844, escreveu seu primeiro livro de poemas - "A Menina Cega e Outros Poemas". Uma de suas primeiras participações como compositora aconteceu em um dos cultos de Dwight L. Moody, um dos maiores pregadores da história do Evangelho, que realizava uma conferência na cidade de Northfield, no estado de Massachussetts. Impressionado com o talento de Fanny, Moody pediu que ela contasse o testemunho pessoal de sua e de seu relacionamento com Deus. Assustada, Fanny a princípio relutou, mas depois leu a letra de um hino que acabara de escrever: "Eu o chamo de meu poema da alma. Às vezes, quando eu estou preocupada, eu repito isto para mim mesma, e essas palavras trazem conforto ao meu coração, disse ela, antes de recitá-lo."
O hino, é verdade, não é citado em sua biografia, mas isso, de fato, pouco importa, já que poderia ser qualquer um daquelas centenas de cânticos que embalaram o avivamento americano no século XIX, período que ficou conhecido como O Grande Despertamento. Naquela ocasião, os momentos de apelo à conversão eram freqüentemente inspirados por palavras como as do hino Mais perto da Tua Cruz, composto por Fanny Crosby, em 1868:
"Meu Senhor sou Teu
Tua voz ouvi, a chamar-me com amor [...]
mais perto da Tua cruz leva-me, ó Senhor."
Fanny era membro da Igreja Episcopal Metodista, de Nova Iorque. Ela era uma oradora devota e freqüentemente preparava os cultos infantis da igreja.
A tradução literal duma poesia escrita por ela aos oito anos mostra sua personalidade:
"Então pode chorar e soluçar porque sou cega
Oh, que menina contente sou eu,
Apesar de não poder ver,
Pois decidida estou que
Neste mundo alegre serei!
Quantas bênçãos recebo eu
Então pode chorar e soluçar porque sou cega
Porque isso não farei!"
Este poema foi profético, pois Fanny Crosby seria, em toda a sua vida, caracterizada pela alegria.

Casamento e vida pessoal

Em 1858, Fanny casou-se com o professor de música e cantor de concerto Alexander Van Alstyne. Nessa época, ela havia deixado o ensino para acompanhá-lo tocando piano e harpa em apresentações públicas. Compôs diversas canções populares nesse período. Na mesma ocasião, a vida trouxe-lhe uma das maiores aflições que uma pessoa pode enfrentar: a perda de um filho. A criança, seu único filho, morrera ainda pequena.
Nos anos que seguiram, Fanny continuaria a escrever letras para hinos dos mais conhecidos hinistas. Chegou a usar 204 pseudônimos! Nunca fez questão de remuneração adequada. Morava em lares muito simples, vivia modestamente e dava muito do que recebia aos outros. Não se gabava na sua fama. Conheceu mais de um Presidente do seu País. Foi a primeira mulher a falar diante do Senado dos Estados Unidos. Pregava nos púlpitos de grandes igrejas e fez conferências em muitos lugares. À sua própria maneira, tornou-se um dos evangelistas mais proficientes da sua época. Amava o trabalho das missões como o Exército de Salvação, Associação Cristã de Moços, e a famosa Bowery, que trabalhavam com os alcoólatras e necessitados. Cooperava nestes trabalhos, dando muito de si.
Curiosamente, Fanny não escrevia as letras de seus hinos, por nunca ter dominado o método Braille. Dona de uma memória extraordinária, memorizava-as facilmente.

 Hinos

As melodias acrescentadas aos poemas fizeram com que eles entrassem para história. Dentre os seus hinos destacam-se os seguintes e constam nos seguintes hinários:
  • A Deus demos glória: Hinos para o Culto Cristão 228, Cantor Cristão 15, Novo Cântico 42, Salmos e Hinos 233 Hinário Adventista do Sétimo Dia 16.
  • Junto a Ti: Hinos para Culto Cristão 375, Cantor Cristão 286, Salmos e Hinos 359.
  • Que segurança: Hinos para Culto Cristão 417, Cantor Cristão 375, Louvai ao Senhor 107: Novo Cântico 144, Salmos e Hinos 409 Hinário Adventista do Sétimo Dia 240.
  • Quero estar ao pé da cruz: Hinos para Culto Cristão 395, Cantor Cristão 289, Novo Cântico 107, Salmos e Hinos 362 Hinário Adventista do Sétimo Dia 191.
  • Quero o Salvador comigo: Hinos para Culto Cristão 347.

Morte

Fanny Crosby, que ministrou e continua a ministrar ao mundo todo com suas mensagens que "tocam o coração", poucos dias antes da sua morte, numa visita de obreiros, disse estas palavras muito significativas:
"Creio que a maior bênção que o Criador me proporcionou foi quando permitiu que a minha visão externa fosse fechada. Consagrou-me para a obra para a qual me fez. Nunca conheci o que é enxergar, e por isso não posso compreender a minha perda. Mas tive sonhos maravilhosos. Tenho visto os mais lindos olhos, os mais belos rostos e as paisagens mais singulares. A perda da minha visão não foi perda nenhuma para mim."
Fanny morreu em Bridgeport, estado de Connecticut em 12 de fevereiro de 1915, aos 94 anos. A pedra da sua sepultura é simples, como pedira; tinha simplesmente as palavras Aunt Fanny – She Did What She Could. (Tia Fanny - Ela fez o que pôde). Em 1955, um grande monumento foi erigido sobre o seu túmulo homenageando esta serva de Deus e incluindo a primeira estrofe de "Que segurança! Sou de Jesus!". Em 1975, Fanny Crosby foi homenageada sendo introduzida no Hall da Fama da música Gospel dos Estados Unidos.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Deus o Vê Como um Valente!

Juízes 6.12-16
Deus está constantemente lutando com a imagem que formamos de nós mesmos. Você pode se lembrar quando recebeu uma incumbência para realizar algo importante? Como você reagiu ou respondeu àquele encargo? Alguns dizem: “Eu não sou capaz e para mim não dá!” Outros dizem: “Não sei se tenho tal capacidade, mas já que fui escolhido, farei o melhor que puder com a sua orientação!” Quando alguém nos pede para que façamos algo importante, é porque já fomos avaliados e a pessoa que nos avaliou, viu em nós aquilo que nunca vimos, ou seja, a “capacidade” para realizarmos algo especial. Quando você é chamado para realizar algo importante, significa que você está sendo valorizado; então, não se desvalorize!
Em nosso texto bíblico, nós lemos que o Anjo do Senhor apareceu a Gideão pedindo-lhe que libertasse o povo de Israel dos midianitas. As primeiras palavras que Gideão ouviu foram estas: (…) Você é corajoso [poderoso guerreiro, homem valente, valoroso], e o SENHOR está com você! (6:12) Esta era a imagem que Deus fazia de Gideão, mas qual a imagem que Gideão tinha de si mesmo? (…) Senhor, como posso libertar Israel? A minha família é a mais pobre da tribo de Manassés, e eu sou a pessoa menos importante [i.e. o menor, insignificante] da minha família. (6:15) É bom salientar, que Gideão possuía “crenças erradas” acerca de Deus e que provavelmente, estas lhe foram passadas por pessoas do seu convívio. (cf. 6:13)
- Se Deus estava com o Seu povo, por que tanto sofrimento?
- Se Deus estava com o Seu povo, por que Ele não realiza mais milagres?
- Se Deus estava com o Seu povo, por que o havia abandonado?
Estas crenças não se parecem atuais? Saiba que quando você tem uma imagem distorcida de Deus e do Seu poder, você vive sob o manto do medo, da insegurança, da dúvida, da fraqueza e da incredulidade. Em vez de se render a Deus e procurá-lo, ele tenta ser deus de si mesmo e aí, a sua malignidade não tem freio. No entanto, quando as coisas ficam ruins demais e o homem percebe o seu limite, ele se dá conta do quanto está frágil espiritualmente. (…) Israel ficou muito debilitado com a presença dos midianitas; então, os filhos de Israel clamavam ao SENHOR. (Jz.6:6 NTLH) A Bíblia diz: ? Vocês Me encontrarão sempre que Me procurarem; mas para isso, precisam Me procurar de todo o coração. (Je.29:13 BV)
Na verdade, não foi Deus que os fez sofrer, mas foi a conduta errada deles próprios que os colocou naquela situação. O mesmo princípio se aplica aos dias atuais. Quando alguém vive uma vida sem observar os valores divinos perde a conexão com Deus. A Bíblia diz: ? Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá. (Is.59:2 NVI) Deus quer se aproximar de você, mas é bem possível que você esteja correndo para o outro lado, para longe Dele. Você se lembra do profeta Jonas?
No Seu amor, Deus sempre encontra uma pessoa com quem Ele pode contar em situações extremas. Eu não sei a situação em que você se encontra, mas é bem possível que você esteja diante de um grande desafio. Deus escolheu você para vencer o desafio que existe à sua frente. Como você irá responder? Com negativismo? Ou com coragem?
O fato de Deus ter chamado você para estar aqui, ou para ler esta reflexão, significa que Ele quer fortalecer sua vida. O modo como Deus fala com você neste instante, é pela imagem criada originalmente por Ele em você. Deus acredita em você e o considera forte, corajoso e capaz de superar o que está à sua frente.
Talvez, você não se veja assim, mas isso não muda a imagem que Deus tem de você! Você pode se sentir neste momento inapto, fraco, medroso e insignificante, mas Deus o vê como alguém que pode ser vitorioso! Quando você aceita o que Deus diz sobre você, estará recobrando a imagem divina, na qual você foi criado. Procure aprender mais de Deus, viva uma vida que O honre por meio de Jesus Cristo e com certeza você será recompensado.
Autor: Pr. Walter de Lima Filho

Fernanda Brum afirma “A música é um amplificador para atrair pessoas”

Na tarde desse sábado, 16 de junho, a cantora Fernanda Brum participou do ‘São Gonçalo Gospel’ junto com outros nomes da música evangélica.
Ela vê o evento como uma oportunidade de multiplicar a palavra de Deus.
“Tenho que aproveitar esse momento para mostrar a arte da música se multiplicando nas palavras de Deus. A cidade do Rio de Janeiro é missionária e isso tem que ser aproveitado. Principalmente agora que o mundo está com os olhos voltados para nós”, disse.
Fernanda lembra que muitos olhos estão voltados para o Rio de Janeiro por causa da Conferência Rio+20 e que esse é um momento importante.
“A música gospel mexe com a alma, com o espírito e com a eternidade das pessoas. É uma oportunidade única que o Rio de Janeiro está tendo com a Conferência da Rio+20. Com esse evento, eu posso gritar mais alto o evangelho e o mesmo pode chegar até a multidão”, afirmou Fernanda.
Apesar de já ter participado de diversos eventos Gospel, a cantora relatou ao G1 que cada show é uma emoção e alegria diferente.
“As coisas de Deus nunca são iguais. Deus muda tudo a cada manhã. Então, em cada show tem uma expectativa e uma novidade distinta. É uma responsabilidade muito grande transmitir a palavra do Senhor através da música, do louvor”, disse ela, “a música é um grande amplificador, um caminho cultural para comunicar, unificar e atrair pessoas com o que você tem que dizer”.
Com informações do G1

domingo, 17 de junho de 2012

Em que área Deus está lhe provando?



"Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova" (Gn 22.1).

Meu irmão em Cristo.
Atente para as palavras das escrituras e para o começo do capítulo 22: "Depois dessas coisas". Abraão estava se tornando cada dia mais próspero e abençoado. Os capítulos anteriores relatam a maneira como Abraão adquiriu riquezas e de como foi abençoado por Deus com o nascimento de Isaque. Mas depois de tantas bênçãos, "pôs Deus Abraão à prova".
Em meio às muitas bênçãos ou logo depois delas aparece uma provação. As pessoas costumam culpar o diabo, e esquecem que o próprio Deus se encarrega de testar e provar a fidelidade de seus filhos. Foi assim com os patriarcas, com os profetas, com a nação de Israel e não será diferente conosco. A razão da provação é testar para ver se lhe somos verdadeiramente fieis ou não, "... para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos" (Dt 8.2).
No caso de Abraão em meio às bênçãos Deus lhe põe à prova pedindo que entregue seu único filho!
Às vezes as provações são as mais inusitadas, isto é, Deus pede de nós coisas inimagináveis e somos testados com exigências específicas vindas da parte de Deus a alguma área de nossas vidas.
E quero fortalecer sua vida neste momento de provação - por favor, não acuse o diabo se você está colhendo semeaduras erradas e pecados, culpe a si mesmo. No entanto, aprenda a discernir quando uma provação é fruto de seus erros, e quando é o próprio Deus agindo, afinal, pode ser que Deus esteja no controle de sua vida e tenha algo diferente para você!
Uma perda material, assaltos, incêndios, uma perda humana e algum desastre ecológico da natureza são coisas que acontecem em nossa peregrinação. Coisas normais.
A questão é quando ele nos pede que lhe entreguemos alguma coisa; que nos desfaçamos de um bem material, que tomemos alguma decisão em favor do reino de Deus ou da sua igreja. Veja bem, não estou falando de uma provação que vem por uma perda natural, um assalto, enfermidade, etc. essas também são provações, que nem sempre vêm de Deus, podem advir de nossos erros, de ataques malignos e até de Deus.
Estou falando de comunhão com Deus e das exigências que ele nos faz, como no caso de Abraão que Deus lhe pede algo difícil - o sacrifício do seu único filho. Deus pede que entreguemo-lo o que mais amamos. O que você mais gosta? Você ficará surpreso quando ele lhe pedir o que você mais aprecia; e você tem de entregar. É nessa entrega que Deus realmente comprovará que você é totalmente dele, e que não está apegado a nenhum bem, nem mesmo a sua própria família ou seu bem-estar.
"Depois dessas coisas o Senhor me pediu...". Pois é. Tenho que obedecer!

terça-feira, 12 de junho de 2012

Como árvores...



Qual o tamanho de um sofrimento? Quanto tempo devemos chorar por um ente querido que morreu ou pelo amor que se perdeu? Quanto tempo devemos guardar trancado um coração que sofreu uma traição? Quantos dias devemos ficar trancados em um quarto se alguém nos decepcionar? Qual o tamanho do ódio que devemos criar para aqueles que nos humilharam ou feriram? É muito difícil determinar o tamanho, o tempo certo. Tudo tem um limite, e cada um de nós é suficientemente adulto para perceber quando estamos passando dos limites.
Assim, as pessoas que se trancam na dor e fazem dessa dor o motivo para não viverem, para não lutarem e simplesmente desistirem da vida, estão indo contra um princípio natural e divino que aponta sempre para a continuidade da vida. Se você cortar uma árvore centenária e deixar apenas um pequeno toco, verá depois de alguns meses a vida renascer com pequenos galhos já crescendo e desafiando a vida para ressurgir.
Em alguns anos será novamente uma medida, nossa dor tem que ter limite, o nosso isolamento do mundo tem que ter um breque, porquesomos como árvores frondosas que estão sujeitas a vários cortes durante nossa vida, alguns cortes derrubarão poucas folhas, outros podem até destruir todos os galhos que demoramos anos para juntar, mas sempre nos restarão algumas sementes que se regarmos com paciência e amor, em breve nos transformará de novo em belas árvores.
Se você, no dia de hoje, é apenas um toco, lembre-se que dentro de você tem uma semente divina que deve ser cultivada sempre, que precisa muito mais da sua atenção que de mãos estranhas, por isso ame-se, respeite-se, respeite a vida e o curso que ela tem, transforme-se definitivamente numa árvore que dá frutos, que dá sombra e lembrar sempre a todos que enquanto existir vida existem possibilidades de transformar, de renascer e de ser feliz!!!! 

sábado, 9 de junho de 2012

RIDÍCULAS GARGALHADAS


Meu primeiro emprego foi em uma pequena empresa de engenharia, e foi lá que conheci e tornei-me amigo de um rapaz chamado Mauro. Ele era grandalhão e forte, e tinha uma péssima mania de fazer brincadeiras de mau-gosto com os outros. Quase todos os dias, arquitetava e pregava pequenas "peças" nas pessoas ali da empresa. Como eu era novo na época, gostava daquilo (e ao me tornar amigo dele, me livrei de ser uma de suas vítimas). Havia também ali o Ernani, que era um pouco mais velho que o resto do grupo, e bem diferente de todos nós. Sempre quieto, inofensivo e compenetrado, buscava sempre estar só, e costumava comer suas refeições em separdo, sempre nos cantos do refeitório...
Ernani nunca participava das brincadeiras que fazíamos após o almoço, sendo que, ao terminar sua refeição, se refugiava debaixo de uma velha árvore mais distante, no pátio. Devido a esse seu comportamento, passou a ser o alvo natural das brincadeiras e piadas do grupo. Era muito comum ele encontrar sapo ou rato morto em sua marmita, ou bagaço e cascas de frutas em sua mochila (e o que era mais incrível e que ele sempre aceitava tudo aquilo sem transparecer que estava bravo e também sem proferir um só reclame).
Em um determinado feriado prolongado, Mauro resolveu ir pescar no Pantanal, e prometeu-nos que, iria repartir o resultado de sua pesca com todos nós. No seu retorno, estávamos todos animados, pois vimos que ele havia pescado bastante dourados, enormes. Mauro, entretanto, levou-nos para um canto e nos disse que tinha preparado uma boa peça para aplicar no Ernani. Ou seja, ele havia dividido os peixes em pacotes com uma boa porção para cada um de nós, e para o Ernani ele havia separado os restos dos peixe num pacote maior. "Vai ser muito engraçado quando o Ernani desembrulhar o pacote e encontrar somente espinhas, peles e vísceras de dourados", disse nos Mauro, que já se divertia muito com aquilo, antecipadamente.
Mauro então distribuiu os pacotes no horário do almoço. Cada um de nós que ia recebendo e abrindo o seu pacote, dizia: "Obrigado!". Mas o maior pacote de todos, ele deixou por último. Era o de Ernani. Todos nós já estávamos quase explodindo de vontade de rir. Ernani, que havia sentado conosco nesse dia, recebeu então o seu, e todos ficamos na expectativa do que estava para acontecer. Aquele homem não era o tipo de muitas palavras. Ele falava tão pouco que, muitas vezes, nem se percebia que ele estava por perto, por isso, o que aconteceu a seguir nos pegou de surpresa. Ele pegou o pacote firmemente nas mãos e o levantou devagar, com um grande sorriso no rosto. Foi então que notamos que seus olhos brilhava.
Por alguns momentos, o seu pomo-de-adão se moveu para cima e para baixo, até conseguir controlar sua emoção, e então disse, olhando para o Mauro: "Eu sabia que você não ia se esquecer de mim", estava com a voz embargada, mas continuou: "Você é grandalhão e gosta de fazer certas brincadeiras, mas sempre soube que você tem um bom coração". Engoliu em seco novamente, e continuou falando, dessa vez para todos nós: "Eu sei que não tenho sido muito participativo com vocês, mas nunca foi por má intenção. Sabe... eu tenho cinco filhos em casa, e uma esposa inválida, que há quatro anos está entrevada em cima da cama. Sei que ela nunca mais vai melhorar. Às vezes, quando ela passa mal e que tem crises, eu tenho que ficar a noite inteira acordado, cuidando dela.
E a maior parte do meu salário tem sido para os médicos e para os seus remédios. As crianças fazem o que podem para ajudar, mas tem sido difícil colocar comida para todos em nossa mesa. Vocês talvez possam até achar esquisito que eu vá comer o meu almoço sozinho, num canto... Bem, é que eu fico meio envergonhado, porque na maioria das vezes eu não tenho nada para pôr além do arroz... Hoje eu me sinto muito feliz e quero que vocês saibam que essa porção de peixe representa muito para mim, provavelmente muito mais do que para qulquer um de vocês, porque hoje à noite os meu filhos terão...", ele limpou as lágrimas dos olhos com as costas das mãos.
"Hoje à noite os meus filhos vão ter, realmente, depois de alguns anos..." e ele começou a abrir o pacote... Instantâneamente olhamos para ver a reação do Mauro, ele estava numa aflição só, e então saiu de seu lugar e tentou pegar o pacote das mãos do Ernani. Mas era tarde demais. ernani já tinha aberto o embrulho e examinado cada pedaço de espinha, cada porção de pele e de vísceras... Era para ter sido tão engraçado, mas ninguém riu. Todos nós ficamos olhando para baixo, evergonhados... Mas a pior parte mesmo (e que nos doeu mais em remorso) foi quando Ernani, tentando sorrir, falou a mesma coisa que todos nós havíamos dito anteriormente: "Obrigado!".
Em silêncio, todos nós, um a um, pegamos os nossos pacotes e os colocamos na frente do Ernani, porque depois de muitos anos nós havíamos, de repente, entendido quem era realmente aquele moço.
Uma semana depois, a esposa de Ernani faleceu. Cada um de nós, daquele grupo, passou então a ajudar as cinco crianças por muito tempo, até que elas se formassem, e todas elas são bem sucedidas hoje.
Mauro (que naquele inóspito dia teve sua maior lição de vida), agora já está aposentado (assim como todos os demais), e ele continua fazendo brincadeiras com os outros, entretanto, são de um tipo muito diferente: ele organiza grupos de voluntários que distribuem brinquedos para crianças hospitalizadas e em orfanatos e as entretêm com jogos, histórias e palhaçadas...
Registro aqui um sábio conselho de Jesus: "Como Eu vos amei, amai-vos também uns aos outros" (João 13: 34)
Cícer Volney
cicerovolneyalves@hotmail.com
ICEJ - Igreja Cristã Evangélica no Jabour
Vitória - Es

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Sabedoria!



Ouvi uma vez que quando uma situação nos aflige ou magoa(machuca), somos logo levados a revidar....isso nos torna iguais.
O Senhor nos pede pra que sejamos fontes, e também nos diz que de uma mesma fonte não pode jorrar água doce e amarga.
Mesmo quando nós achamos que estamos certos não devemos revidar a nada, infelizmente isso não acontece acho que isso se deve a nossa porção má que recebemos lá no Édem.
O que seria sábio fazer em situações assim????
Acho que devemos usar a sabedoria das águas que quando são confrontadas por algum obstáculo, algo que as impeça de fluir em seu caminho elas contornam, buscam outros caminhos possíveis sem deixar por um só momento que o seu curso seja impedido...
Nós em nossos impedimentos, limitações e até obstinações vivemos em confronto direto com tudo aquilo que se coloca em nossos caminhos sem perceber que a vida nos foi dada como missão a ser cumprida.
Acho que a isso se dá o nome de "embaraço" que ouvimos tantas e tantas vezes...
Minha oração hoje é :
Senhor me conceda a sabedoria das águas, que eu saiba contornar os obstáculos impostos pelas circunstâncias, deixando que a sua Boa Vontade seja cumprida em minha vida Amém!
(Juliana Ponce Morandi)

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Frases populares, porém mentirosas...


Muitas frases que tem se tornado populares trazem uma aparência de beleza e sabedoria, mas na verdade são verdadeiros enganos e mentiras que visam desviar o homem da única verdade que existe, que é a Palavra de Deus, a Bíblia.

Algumas destas frases:
Burro velho não muda a marcha. Isto não é verdade, nunca é tarde para alcançar mudanças, principalmente para melhor. Conheci uma senhora com mais de 80 anos que aprendeu a ler na velhice, pelo desejo de conhecer a Bíblia, a palavra de Deus. E assim depois de tanta idade teve sua vida transformada pelo poder de Deus.

Todo caminho leva a Deus. Mentira, a Bíblia diz que há caminho que parece direito ao homem, mas o fim deles é caminho de morte. O Único Caminho que leva a Deus, é Jesus, pois Ele disse: Eu sou O CAMINHO …ninguém vem ao Pai senão por mim.

São muitas religiões mas Deus é um só. Engano, há também muitos deuses, pois as religiões fabricam deuses, como lhes convém. Há sem dúvida somente um Deus Vivo e Verdadeiro, e este é o Senhor Jesus Cristo, mas infelizmente há muitos deuses falsos e mentirosos, a Bíblia, inclusive nomeia a Satanás, também como um tipo de deus falso, quando diz que o deus deste século cegou o entendimento do homem, para que não lhe resplandeça a luz de nosso Senhor Jesus Cristo.

Na verdade todas as religiões são iguais. As religiões não são e nunca foram iguais, todas visam de alguma forma satisfazer espiritualmente o homem, mas são bem diferentes. E diante de Deus, só há uma que satisfaz o homem, e esta é o receber Jesus o Seu Filho como único Senhor e Salvador. Pois só assim de fato o homem poderá ser religado a Deus. Esta é a verdadeira religião.

O importante é a intenção. Esta é outra mentira do diabo, pois para Deus não vale intenção. Se o indivíduo tomar veneno pensando que é remédio, por mais que tenho a intenção de se curar, vai morrer, assim também sucede com nossa alma, se seguimos um ensino com intenção de nos salvar, mas ele é uma mentira, não vamos nos salvar. Para Deus o que importa é fazer a sua vontade. Por isto Ele mesmo disse: nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que esta nos céus. Muitos naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi explicitamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.

No final Deus dará um “jeitinho”, afinal Ele é amor! Acontece que Deus já deu um “jetinho”, e este foi quando enviou seu filho para nos salvar. Por isto a Bíblia diz: quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não terá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus. Deus é amor, mas Deus também é justiça. E Jesus morreu na cruz não só para manifestar o amor de Deus, mas também a justiça de Deus.

O inferno é aqui na terra mesmo. É o que o diabo quer que os outros pensem, para que estejam condenados como ele está. O sofrimento na terra nem se compara com o inferno após a morte, pois lá somente há choro e ranger de dentes, é um tormento insuportável e interminável, conforme Lucas 16:23.

A voz do povo é a voz de Deus. O Senhor Jesus disse: errais não conhecendo as escrituras e nem o poder de Deus. Meu amigo, não permita ser enganado por tantas conversas fiadas. Na verdade a Bíblia e somente a Bíblia é a Palavra de Deus, não a leia como um livro qualquer, ela foi inspirado por Deus e é poderosa para salvar as nossas almas. Adquira a Bíblia e leia-a diariamente, com humildade e fé, crendo que Ela é a maneira como Deus pode nos falar hoje. Jesus disse: examinai as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna e são elas mesmas que testificam de mim. A voz do povo não é a voz de Deus, a voz de Deus é a Bíblia, a Palavra de Deus.

Coração vazio