Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes. (Jeremias 33:03)

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

CRIATIVIDADE



“Isaque saiu dali e cavou outro poço em outro lugar. Dessa vez, não houve disputa por causa da água, e o poço foi chamado Reobote( Espaço Amplo). Isaque disse: ‘Agora sim, o Eterno nos deu espaço de sobra para nos espalharmos sobre a terra”.
              Outro poço em outro lugar. O principio da perseverança aliado à diversificação. È preciso não desistir e mudar para conseguir superar a perda. Isaque não insiste no mesmo lugar porque sabe que sempre haverá uma disputa ou uma tentativa de sufocar ou obstruir suas iniciativas. Ele não desiste de cavar novos poços porque sabe que existe muita água no subsolo – o único trabalho é procura-la. 
            O novo poço, o terceiro que ele cava recebe o nome de ‘espaço amplo’ porque ele entende que agora Deus está lhe concedendo não apenas um poço mas um território sem medidas que lhe permita se espalhar pela terra. O terceiro e ultimo poço cria em Isaque a percepção real da vida: existe sempre grandes oportunidades e muitos recursos para todo aquele que desejar ser perseverante e criativo.
                  Quando Benjamim Franklin, inventor da lâmpada e outras patentes perdeu tudo o que tinha num incêndio, disse: ‘o bom das perdas é que elas queimam todos os nossos erros’. Quatro meses depois ele criou e patenteou o fonógrafo. Nem o incêndio foi capaz de destruir sua criatividade e perseverança. 
          Enquanto permanecermos lamentando o que foi perdido deixamos de enxergar estes espaços amplos da vida que podem nos ajudar a recomeçar ou a criar coisas novas. A palavra de Isaque é fundamental para olharmos por cima das dificuldades com a visão de Deus: “O Eterno nos deu espaço de sobra”. Limitações existem só em nossos pensamentos, porque, assim como garantiu Jesus, ‘tudo é possível para aquele que crê”.
(Caleb Mattos)